A Terceira Dimensão na Fotografia, com Carla Gaspar

Carla Gaspar é a primeira representante da vertente fotográfica desta exposição, a ser apresentada. Cada fotografia sua requer que se interaja com o plano, para uma experiência plena. Ou não se tratasse de fotografia 3D!

FOTO

Nasceu a 23 de Agosto de 1968, em Vila Real, mas vive actualmente em Braga. Trabalha desde 1996 com Filipe Rego, sob o nome de Cíclope 3D, na produção de imagens estereoscópicas: desenho e pintura, imagens de síntese, fotografia e vídeo.

É licenciada em Educação Visual pela ESE das Caldas da Raínha exercendo docência em Arte e Tecnologias Digitais; Design Gráfico; Desenho e fotografia.

Conta com uma  exposição individual e inúmeras participações colectivas, tendo marcado presença em três das exposições periódicas mensais “be a part”, promovidas pela Shair, em Braga.

Foi desde cedo que percebeste que querias ser artista? Acho que nunca pensei nesses termos… Sempre gostei de desenhar e pintar e claro sempre soube que queria seguir um curso artístico, que frequentei desde o 9º ano até à minha licenciatura e como as artes sempre fizeram parte da minha vida, tanto a nível familiar como da maior parte dos meus amigos que estão ligados à pintura, ilustração, literatura, fotografia e etc,, essa vertente artística foi-se desenvolvendo naturalmente.

MÃOS#1
MÃOS#1 – Fotografia estereoscópica em anáglifo (visualização 3D com óculos de filtro vermelho e cyan)

Dado que a tua actividade nas artes toca várias vertentes, desde a pintura ao ensino, de que forma é que a fotografia assumiu um papel preponderante? A minha formação profissional é de Educação Visual, o que faz com que leccione disciplinas nas áreas artísticas. De momento, com a falta de vagas em Ed. Visual, tenho leccionado outras disciplinas como  Arte e Tecnologias Digitais, Fotografia e Design Gráfico. O interesse em trabalhar em  fotografia surgiu em 1994, no meu último ano do curso, através de um professor que tive, Filipe Rego, que na altura trabalhava em desenho e fotografia estereoscópica, e me deixou fascinada com os trabalhos que fazia. Eu só tinha tido experiências estereoscópicas com os visores da View Master, postais lenticulares de imagens religiosas e com o filme “Monstro da Lagoa Negra” que passou na RTP2 na minha adolescência. Quando acabei o curso, tive a sorte desse professor me convidar para trabalhar com ele e trabalhamos juntos até hoje, sob o nome de Cíclope 3D na produção de imagens estereoscópicas: desenho e pintura, imagens de síntese, fotografia e vídeo.

S_TÍTULO
S/TÍTULO – Imagem de síntese estereoscópica (visualização 3D a 45º, com óculos de filtro vermelho e cyan)

Ciclope 3D nasce da exploração puramente estética das técnicas que utilizam ou identificaram, à priori, alguma necessidade nas industrias consumidoras das tecnologias 3D, a que decidiram dar resposta? Não, nasceu simplesmente pelo prazer de ver e criar imagens estereoscópicas.

Fala-nos da fotografia que decidiste doar à APDH. A fotografia que escolhi foi tirada em Braga em 2009. Sempre gostei muito deste “Anjo”. Já o tinha fotografado várias vezes, mesmo antes de vir para cá viver.Segundo a tradição judaico-cristã, os anjos são criaturas espirituais que servem como ajudantes ou mensageiros, e uma das suas missões é ajudar a humanidade. Por isso, achei que transmitia uma boa mensagem de Braga para a APDH, uma vez que o evento se vai realizar nesta cidade.

…….

O “Anjo”  é o motivo que faltava para estarem presentes no GNRation para a inauguração da Exposição. Ao colocarem os óculos 3D vão perceber a terceira dimensão do trabalho da Carla!

Para aumentar a curiosidade visitem o site e o Facebook Ciclope 3D

OBRIGADA Carla Gaspar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s