O Segredo mal guardado de Eurico Silva

Eurico Silva é bracarense de gema. Estudou Arquitectura na Universidade Lusíada, em Vila Nova de Famalicão, mas já antes a vertente criativa se manifestava. Prova disso foi ter escolhido a vertente artística durante o ensino secundário.

eurico2

É um irrequieto assumido! A sua veia empreendedora ficou conhecida com a Uchi, um novo conceito de habitação, à qual se dedicou durante três anos. Actualmente, é a FUSCA que o ocupa a duzentos por cento, uma plataforma de divulgação de artistas emergentes, que faz jus ao nome sugestivo que tem, e de que o Eurico nos fala entusiasticamente, na entrevista que se segue!

O que poucos saberão é que Eurico Silva pinta. E bem! Convidámo-lo a colaborar com esta iniciativa e, de coração amplo e solidário (ou não fosse ele voluntário da Refood-Braga), aceitou!

Lembras-te de como começaste a pintar e porquê? Sempre gostei de desenhar, de experimentar materiais diferentes, desde que me conheço. O lado criativo estava sempre presente. Estudei artes e, mais tarde, arquitetura. A pintura surge como uma necessidade de transportar para um suporte físico toda a criatividade em momentos pontuais de inspiração.

Já não pegava numa tela e nos pincéis há alguns anos e, de um momento para o outro, apeteceu-me voltar a sujar as mãos de tinta, fechar-me num mundo só meu, descrever o que sinto e como penso ou imagino, a melhor forma de me expressar.

eurico3

Considerarias explorar esse talento para além do hobby? Não, definitivamente, não. A pintura acaba por ser um momento de introspeção, onde me encontro, onde comunico comigo mesmo, sem regras, numa liberdade com formas, texturas, cheiros e cor.

Se isso acontecesse, qual a pergunta chave que a FUSCA faria ao artista Eurico Silva (não conseguimos resistir!) Não me considero um artista, e a pergunta é difícil 🙂

A melhor pergunta que a FUSCA me poderia fazer seria talvez: “Não consegues estar parado?” A resposta é não. Definitivamente não. Gosto de desafios, gosto de traçar um caminho e não descanso enquanto não o percorrer. Sou ambicioso, muito determinado. A FUSCA aparece na resposta a uma necessidade que achei pertinente explorar. Criar uma plataforma para promover artistas emergentes, procurar aproximar os artistas das galerias, dos curadores de arte e, claro, dos clientes. Os artistas são muitos e, verdadeiramente, bons. Fico surpreendido com o feedback extremamente positivo que estamos a receber. É muito compensador vermos o nosso trabalho, a nossa dedicação, ser reconhecida. O trabalho está a ser bem feito, a equipa está a crescer e é escolhida a dedo e fica fácil quando a matéria-prima são os artistas e o seu enorme talento, porque sem eles não fazia sentido, e o projeto existe dos artistas e para os artistas. Apenas com três meses de vida já ultrapassamos as 25.000 visualizações num blog que já é seguido em países de todos os cantos do mundo: da Austrália ao Reino Unido, da Polónia a Moçambique, do Brasil aos Estados Unidos. Também fomos convidados para a 25ª Edição dos Encontros de Imagem, em Braga. Será a primeira apresentação pública da FUSCA e estamos a preparar tudo ao pormenor, desde exposições, projeções, apresentações, instalações e uma cobertura, em tempo real, da Open Week! 23-26SET, em Braga.

eurico

Qual o significado da peça que doas à APDH? A obra que decidi doar à APDH é a primeira pintura de uma série que pretendo criar e onde vou pintar Mulheres marcantes da história. Pretendo posteriormente mostrar esse trabalho numa exposição, organizada pela FUSCA, claro 😉

A obra em questão retrata a senhora Brites de Almeida, mais conhecida como “A Padeira de Aljubarrota”, e que traduz a valentia, a determinação, a coragem e a destreza.

……

A Padeira de Aljubarrota, pintada a acrílico numa tela impactante, de um metro quadrado! Curiosos? Passem pelo GNRation no dia 10 de Outubro, onde será apresentada em primeira mão.

OBRIGADO Eurico Silva!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s